Curiosidades :
O primeiro virus
Um vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios Brain, tido como o primeiro vírus de computador, completou 20 anos em 19/01/2006, cuja única acção era ser capaz de se espalhar, e isso valeu-lhe a classificação. Apesar de ser o primeiro vírus a ter-se conhecimento, ele não é considerado o primeiro código malicioso. A "honra" cabe ao vírus Elk Cloner, escrito por Richard Skrenta, que infectava máquinas Apple II e cujos sucessores eram até mesmo capazes de inutilizar o computador. A praga, que reinou entre 1986 e 1995, alojava-se no sector de boot dos discos, usava disquetes para se espalhar de computador em computador, os níveis de infecção só se tornariam altos meses ou anos depois de seu lançamento, uma prática absolutamente arcaica diante das técnicas actuais de distribuição em massa pela internet, usando técnicas furtivas e peças requintadas de programação.
Os vírus de boot deixaram de ser produzidos à medida que as pessoas deixaram de usar disquetes. Mesmo assim, Brain abriu caminho para uma linhagem de vírus, worms, trojans e todo tipo de malware, que já chega a 72.010 vírus (dados de 19 de janeiro, segundo a Symantec). A partir de 1995, uma nova categoria de vírus surgiu, mantendo-se popular até 1999: os chamados vírus de macro. Eles valiam-se das vulnerabilidades dos programas do Microsoft Office para funcionar e se disseminar através dos ficheiros criados por esses programas. Os vírus de macro deram lugar aos worms que se disseminavam por e-mail, como o Love Bug e o Melissa, o que fez o tempo de epidemia cair de dias para horas. As técnicas de disseminação por redes locais e internet foram sendo aprimoradas, e pragas como o Blaster causaram enormes estragos em escala global. Os vírus já são capazes de se disseminar por ligações wireless.
As pragas mais recentes visam furtar informações pessoais, principalmente dados importantes, como passwords bancárias, ou ainda “escravizar” computadores, para que crackers usem máquinas contaminadas remotamente para realizar ataques e outros tipos de crimes virtuais.
Justamente aí reside a grande diferença entre os vírus primitivos e os actuais. Originalmente, eram actividades de programadores que queriam demonstrar as suas habilidades, sem que isso necessariamente implicasse em prejuízos às suas vítimas. Os vírus actuais tornaram-se actividades criminosas, capazes de movimentar ou causar prejuízos de milhões de euros.
|
|
Passe a contar com quem sabe |
|
Agora pode ter sua empresa os melhores técnicos...
Faça um contrato de assistência connosco e passe a contar com toda a experiência acumulada em décadas de trabalho. Mesmo que tenha adquirido produtos ou serviços de outra empresa mas não está satisfeito com os resultados, entre em contacto, será um prazer ajuda-lo... |
Quanto tempo precisa para se convencer?
Diga-nos quanto tempo precisa para trabalhar com o nosso programa. A promoção deste mês, é a GESTÃO COMERCIAL E FINANÇEIRA, e você pode utiliza-la sem qualquer limitação durante o período que ficar acordado... |
|